top of page

Quer mudar de nível no ciclismo? Então você precisa saber...


Uma indagação comum de muitos ciclistas é como e quando mudar de nível e se desafiar em outra categoria. Para alguns essa inquietação é a consequência de muitos anos competindo com os mesmos atletas, nos mesmos circuitos e, apesar do sucesso, isso se torna um incômodo e um martírio. Nesse momento a vontade de realizar uma temporada diferente se tonar eminente.


Contudo, para que esta mudança aconteça de maneira positiva é necessária uma análise criteriosa e bastante sincera dos seus resultados e potencialidades.


O seu treinamento esta de acordo com as suas deficiências e virtudes? Não seja o ciclista que treina apenas o que gosta ou acredita ser interessante... no esporte não funciona assim. Saiba que em diversos momentos você deve treinar algo que não é de sua preferência, porém que trará muitos bons resultados. Seja o mais honesto possível com os seus objetivos e sempre mantenha o foco em cumprir o que foi planejado.

Enriquecendo essa análise o ciclista deve acrescentar o perfil das competições que consegue mais vantagens, como desempenha em percursos rápidos e lentos e como esta em relação aos seus adversários.


Tenha muito claro que para melhorar o desempenho na bicicleta o principal é você pedalar, contudo, considere outras áreas de atuação. Longas horas de treino sobrecarregam, além da musculatura de membros inferiores, a região lombar, membros superiores... etc. É muito comum ciclistas com bom desempenho na bicicleta, porém com desequilíbrio e baixo nível de força muscular. Nesses casos tenha como objetivo fortalecer, primeiramente, o organismo como um todo para depois focar no desempenho na bicicleta.


Para mudar de nível nunca esqueça das suas virtudes e fraquezas, pois em algum momento você deverá olhar para esses dois lados.

Faça as mudanças de maneira gradual, inicie por competições menores, mas não fuja dos grandes desafios. Para isso não olhe apenas para as suas potencialidades físicas, afinal técnica e tática são de extrema importância. Quanto maior o seu nível, maior a relevância.


Nem sempre os ciclistas que vencem as corridas são os que mais gastaram energia, os que tiveram o maior esforço... algumas vezes eles simplesmente foram os mais econômicos. Mas não se trata de fazer o mínimo, mas sim saber gastar energia quando necessário.


Você já olhou a corrida do lado de fora como um espectador? Então faça, pois será libertador e te propiciará a mudança desejada em muitos aspectos. Observe, aprenda, mude paradigmas e, claro, prestem atenção nos erros dos adversários.


Em conclusão


A decisão de mudar de nível significa fazer um balanço não apenas do treinamento, mas de todo o seu conceito como ciclista. Você evoluir sendo autocritico, analisando quais serão os seus próximos desafios e demonstrando imensa vontade de aprender com as novas situações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page